Você já ouviu falar sobre a meditação?
Meditação é uma jornada interior, é voltar-se para si, em busca do autoconhecimento.
É o seu momento. É olhar para dentro em busca do Despertar.
É um momento reservado para a reflexão e o silêncio, fora da agitação e ruído da vida cotidiana.
Dar uma pausa, entrar em ponto zero, nesse mundo moderno, onde o ritmo de vida está cada vez mais acelerado e estamos perdendo nossa verdadeira paz e poder interior. Onde experimentamos o estresse, ansiedade, medo e uma sensação de estarmos sendo acorrentados. Essa sensação nos leva, gradualmente, a enfermidades que agravam nossa saúde mental, emocional e física perdendo o equilíbrio.
A meditação nos permite voltar ao equilíbrio.
Como meditar sem conhecimento profundo no assunto?
Primeiro, esqueça o conceito de que meditação é uma prática exclusivamente religiosa. Não precisa ser monge tibetano ou alguém profundamente religioso para meditar. Se você estiver disposto a aprender, não existem maiores exigências. Basta que esteja ciente dos benefícios e tire um tempinho, durante seu dia, para experimentar os métodos.
Benefícios da meditação
Dentre os benefícios da meditação, temos:
- alívio de dores crônicas,
- melhora no sono,
- diminuição da raiva,
- aumento na capacidade de concentração,
- controle da ansiedade,
- redução de estresse;
- redução de sintomas de depressão,
- redução de vícios;
- potencialização do autoconhecimento e da autoestima,
- desenvolvimento do foco nas atividades;
- ampliação das emoções positivas;
- melhora a criatividade;
- melhora o humor;
- aumento da vibração energética.
Isso é ciência comprovada. Em especial, a área médica, “neurológica” e “psicológica”, confirmam os efeitos positivos da meditação diante de variados transtornos.
Diferentes tipos de meditação
Abaixo indicamos quais são os tipos de meditação que você facilmente encontrará, ao pesquisar sobre o tema cujo o propósito é um elemento comum: elevação da qualidade de vida física e mental.
São eles:
- zazen;
- vipassana;
- kundalini;
- tonglen;
- metta;
- transcendental;
- kadampa;
- tântrica;
- cristã;
- yoga;
- hare krishna;
- qigong;
- mindfulness.
Comece a meditar hoje mesmo com as 07 dicas abaixo:
1- Prepare-se para a meditação
Deixe de lado qualquer distração. Desligue a televisão, o celular, procure por um lugar tranquilo. Tudo para ficar distante de barulhos, distrações ou possibilidades de interrupção. Procure usar roupas confortáveis. Diminua a luz e, se desejar, adicione uma música ambiente, em volume baixo, que inspire calma e tranquilidade.
2 – Reserve um horário especifico
Meditar pede concentração e periodicidade portanto é preciso ter compromisso com o tempo. Ainda que você não a pratique todos os dias, fixe horários ou situações para construir o hábito. Por exemplo, você pode meditar antes de dormir, logo ao acordar, após o banho, ao encerrar os trabalhos do dia. Veja o momento que for mais conveniente para incluir a meditação, evitando esquecimentos ou desculpas para se abster do compromisso.
3 – Utilize um cronômetro
O uso do cronômetro evita que você fique pensando quanto tempo já passou, se a sessão está prestes a acabar… Enfim, elimina uma preocupação que, provavelmente e inevitavelmente, estaria em sua mente.
Se entregue aos exercícios e tenha foco. É possível realizar sessões de 3 a 5 minutos, ou estender esse tempo até 30 minutos, se preferir.
Para algumas pessoas, 30 minutos é tempo demais, porque se distraem, se sentem frustrados nas tentativas. Já outros consideram que menos de 10 minutos é insuficiente, porque não conseguem, tão rapidamente, eliminar o tumulto de pensamentos. Encontre o intervalo mais adequado com seu perfil.
Enquanto estiver aprendendo como meditar, faça alguns testes. Inicie com sessões curtas e prolongue aos poucos, caso perceba que isso beneficiará seu aproveitamento.
4 – Sente-se confortavelmente
Sugere-se sentar na posição de lótus, ou índio. Porém, você pode também, sentar – se numa cadeira ou no chão, sobre uma almofada ou travesseiro. O importante é que se posicione de forma a ficar ereto, sem incômodos físicos.
Repouse as mãos ao lado do corpo, sobre as pernas ou na região abdominal. Feche os olhos, se achar que os estímulos visuais do ambiente podem distrair sua atenção.
Pode-se também meditar deitado, porém, essa pratica pode te levar a dormir. Nesse caso, deite com a barriga para cima, com o corpo esticado. A posição das mãos você escolhe.
5 – Preste atenção na sua respiração.
Estando pronto para meditar dê atenção à respiração. Inspire profundamente, sentindo o ar entrando pelas narinas. Expire bem devagar percebendo as partes do corpo que se movem quando esvazia os pulmões.
Inspirar profundamente novamente. Segure por um instante e depois, solte o ar como um suspiro. Faça isso por algumas vezes…
Você pode contar até 4, enquanto puxa o ar, e repetir a contagem ao prender e ao soltar a expiração.
Encontre um ritmo confortável para sua respiração, mantendo o foco total no movimento.
É natural que os pensamentos aleatórios invadam sua mente durante o processo. Receba, deixe ir e volte a observar sua respiração. Pense na respiração como sua âncora, seu porto seguro para o qual você retorna quando a dispersão bater.
6 – Escaneie seu corpo
Embora você possa conduzir a meditação apenas com técnicas de respiração, como descrevemos acima, existe um próximo passo, que você poderá gostar de experimentar. Basta conduzir o pensamento à sensação do próprio corpo, parte por parte.
Primeiro, dirija sua atenção ao couro cabeludo. Demore-se alguns segundos focando apenas nele, buscando senti-lo mais presente. Imagine-o relaxando e pense na palavra “relaxe”.
Desça para a testa, olhos, bochechas, maxilar, língua, sempre dedicando um tempinho às sensações de cada parte, com a palavra “relaxe” em sua mente.
Sem pressa, desça para a nuca, ombros, peito, abdômen, coluna vertebral, braços, mãos. Sinta até a ponta dos dedos, onde poderá notar um leve formigamento.
Continue o processo de concentração, fixando nos quadris, pernas e pés.
Quanto mais lento esse escaneamento corporal, maior é efeito de calma e imersão na meditação.
Para quem objetiva descobrir como meditar para dormir, a adição dessa técnica traz resultados expressivos.
7- Meditação Guiada
Essa é uma alternativa bem interessante, tanto para iniciantes quanto para praticantes de longa data.
A meditação guiada nada mais é que uma narrativa, proposta por um instrutor, que vai conduzindo nossas atitudes e pensamentos.
Pode ser realizada presencialmente, ou até mesmo online, quando um guia das práticas nos orienta, durante todo o tempo da sessão. Para isso, basta ter acessao aos áudios e apenas se deixar guiar pelas sugestões. Procure alguém, cujo tom de voz, vocabulário e ritmo lhe agrade. Quanto maior a sintonia com a condução das instruções, mais natural e fácil será sua imersão.
O mais incrível é que temos meditação guiada para crianças também, visando com que nossos pequenos acessem desde cedo, os maravilhosos benefícios dessa prática.
Gostou dessas informações? Foi relevante para você? Deixe seus comentários.
Gratidão!! Boas práticas!!!